quarta-feira, 18 de abril de 2012

...

Hoje o Plano Espiritual está em festa, pois ganhou mais uma ilustre habitante: A vovó Antonieta!


É claro que a saudade fica. A cama vazia e o silêncio no quarto nos lembram que ela não está mais fisicamente entre nós e isso aperta o coração e nos faz ter vontade de chorar. Mas é nessa hora que devemos pensar nos momentos vividos, como daquelas vezes que ela, ao ver a luz alaranjada do poste, achou que fosse fogo e, apressada, foi buscar baldes enquanto pedia nervosa: "Vamos lá, me ajuda, ta pegando fogo!".Ou daquela outra, em uma tarde de sol, que ela se pôs a contar sobre a juventude e sobre como saía sorrateira para ir se encontrar com o vovô Paulo. E de tantas outras que, no futuro, contaremos às gargalhas aos nossos descendentes. E assim, sorrindo, seguir em frente.

Eu sempre vou me lembrar da vó:
* debochada, que foi a culpada de muitos dos fios que abandonaram a cabeça pelada do Papera (genro dela);
* implicante, quando atiçada com os tuntuntuns do Felipe (neto).
* babona, que  fazia mó propaganda do Danilo (neto e meu namorado) pra mim ("Ele é um bom rapaz, sabe?!);
* teimosa, que agia feito criança só pra testar a paciência da Italia (filha);
* carinhosa, que vivia ajeitando minha roupa e me dando conselhos sobre moda ("Ta frio! Vai colocar um casaco!") e estética capilar ("Seu cabelo ta muito grande, corta ele igual ao meu!"/ "Você devia prender ele em uma trança assim ó...pro casamento, sabe?"). Além dos elogios ("Você é tão bonitinha! Tem quantos anos? 15?")

Mas, a vovó(zela) italiana, que nos divertia com seus falatórios intermináveis sobre a 2ª Guerra, Mussolini e o "Conventi" de São Francisco, com suas tiradas extremamente espirituosas, com seus comentários sinceros e perspicazes e com suas gracinhas à mesa, vai, agora, alegrar as nossas memórias e rir um bocado das nossas besteiras terrenas, acompanhada de outros tantos queridos, que já nos deixaram.

Vó Antonieta, nós amamos você!
Paz!

=')


3 comentários:

  1. Você é um doce, muito mais doce do que você mesma acredita...

    ResponderExcluir
  2. Lindo Su...que Deus dê forças para você, para o Danilão e toda a família dele. Eu lembro do carinho com que falava dela para mim!!... Saiba que tudo o que precisarem podem contar comigo...um beijo enorme. Ah e lindo o gesto de escrever algo tão simples e tão completo sobre uma pessoa tão especial para vocês.

    ResponderExcluir
  3. Susinha, você tem um dom raro de fazer as pessoas rirem com um português tão rico e histórias muito bem contadas, como se tivesse acabado de acontecer... riqueza de detalhes incrível!
    Sua FÃ!
    Abraço a toda a família! Certamente estará guiando e protegendo a todos.

    ResponderExcluir