quinta-feira, 22 de março de 2018

Da Série: Momozins Viajantes (3)

Bonito/Jardim

E finalmente cá estou de volta justamente para contar sobre a nossa famigerada viagem de lua-de-mel.

Nossa ideia original era fazer o roteiro Foz do Iguaçú - Bonito - Porto de Galinhas e, assim, ter a experiência de conhecer três diferentes regiões do país. Para isso, havíamos marcado férias para o mês de julho/2017. Maaaaaas, duas coisas aconteceram:

1) Danilo foi promovido e não conseguiu pegar os 30 dias de férias para fazer esse roteiro;
2) Eu descobri uma semana antes do casamento que eu tinha passado no processo seletivo da empresa onde trabalho atualmente e por isso, ao invés de férias eu tive que cumprir aviso prévio.

Então decidimos reduzir a viagem para Bonito, por ser o destino mais esperado por nós.

Importante dizer que o turismo de Bonito é muito bem organizado e que os preços das atrações são tabelados. De modo a controlar a quantidade de turistas em cada atração (e, com isso, minimizar o dano ecológico) é necessário agendar os passeios com uma certa antecedência.

Escolhemos a agência Águas Turismo e fomos extremamente bem atendidos. Todas as dúvidas foram sempre esclarecidas (por e-mail ou telefone).

Apesar de a agência ficar dentro de uma pousada, escolhemos o Hotel Pirá Miúna que fica em um ótimo ponto da cidade, pertinho do centro. Isso permitiu que nós fizéssemos todos os nossos "passeios noturnos" à pé.

Como eu disse anteriormente, o turismo de Bonito é extremamente organizado. Para cada atração paga você recebe um voucher contendo as principais informações (nome da atração, data, horário de chegada da van e valor). Cada atração possui um profissional com um leitor de QR Code para validar a entrada do turista no local.

E eu, que sou a louca dos planejamentos fiquei em êxtase quando descobri isso!

Mas vamos ao que interessa:

Dia 0 - 01/07/2016




Pegamos um voo da Azul no Rio de Janeiro às 13:40 com destino à Campo Grande e escala em Campinas. Chegamos no aeroporto de Campo Grande umas 17:30 e fomos até a agência da Vanzella onde já havíamos reservado nossas passagens de ônibus para Bonito.
A viagem foi bem longa e cansativa.
O ônibus saiu umas 19:00 do aeroporto e só depois de 5h de viagem finalmente desembarcamos em frente ao nosso Hotel.

Fonte: https://www.expedia.com.br/Bonito-Hoteis-Hotel-Pira-Miuna.h3531069.Hotel-Reservas

Fonte: https://www.tripadvisor.com.br/LocationPhotoDirectLink-g303349-d1533459-i99554417-Hotel_Pira_Miuna-Bonito_State_of_Mato_Grosso_do_Sul.html

Fonte: http://impactoturismo.com.br/hotel-pira-miuna/

Na recepção descobrimos que o pessoal da agência havia deixado os vouchers para que pudéssemos ir ao primeiro passeio da manhã, com instruções para que fôssemos lá após o almoço realizar o pagamento e buscar o restante dos vouchers.



Fomos dormir cansados e muito animados!


Dia 1 - 02/07/2016

Acordamos cedo (acho que umas 7:00 da madruga), tomamos um café da manhã bem gostoso e fomos para a recepção esperar o transporte para o primeiro passeio da viagem: Gruta do Lago Azul.



Aqui cabe um parênteses. A van ou ônibus contratado busca os turistas no hotel ou pousada informado. Por isso, a solicitação é que você esteja na recepção no horário marcado com 15 minutos de margem para mais ou menos. Ou seja, se o transporte está agendado para às 07:00, é possível que o motorista chegue entre 06:45 e 7:15. Quando a van chega, o motorista pode aguardar, no máximo, 5 minutos. Caso você não apareça, ele pode deixar você lá chupando dedo.
Essas informações estão no voucher e são passadas pelas agências no momento da contratação dos passeios.

Na recepção recebemos informações sobre a Gruta e algumas instruções de segurança, além do capacete e de lá já partimos para a trilha leve até a Gruta.
O guia deu ótimas dicas de fotografia e soube responder todas as nossas perguntas sobre curiosidades da geografia local.



A água na Gruta é inacreditável de tão azul!

Fonte: https://demalasprontasblog.wordpress.com/2013/04/09/lugares-incriveis-a-gruta-do-lago-azul-em-bonito/

Nós ficamos fascinados com a perfeição da natureza que permite que tal fenômeno ocorra!
A descida é tranquila e o passeio não é nem um pouco cansativo, o que foi ótimo, pois havíamos dormido umas 6h na noite anterior depois de quase 11h viajando.


No retorno, o transporte nos deixou na agência de turismo onde realizamos o restante do pagamento dos passeios (havíamos pago 50% para reserva) e, em seguida, um dos funcionários se ofereceu para nos deixar de carro na nossa pousada!

Deixamos mochilas e acessórios lá e partimos para o almoço no "Aquário Restaurante", que fica bem no centro de Bonito e tem preço justo e uma comida deliciosa. Foi lá que eu experimentei o famoso suco de Guavira de Bonito!

Após o almoço, fomos experimentar um sorvete no Quiosque Sorveteria (ao lado do famoso "Casarão") e pudemos comprovar a hospitalidade do povo de Bonito.
O cansaço bateu e fomos para o hotel para dar aquela sonecada gostosa!
Acordamos 3h depois, nos arrumanos e partimos para o famoso Bar Taboa, que fica no Centro de Bonito.

FOTO: AGÊNCIA SUCURI

Fonte: http://www.mineirosnaestrada.com.br/onde-comer-bonito-taboa-bar/

O bar é famoso porque os clientes podem (e são estimulados a) escrever nas paredes, mesas e cadeiras. Além disso, lá tem a famosa cachaça Taboa, que nós, obviamente experimentamos (vide resultado abaixo).


Voltamos ao hotel para dormir e nos prepararmos para o dia seguinte.


Dia 2 - 03/07/2016

Novamente, nosso dia começou bem cedo e nosso destino foi a Estância Mimosa.

Trata-se de uma fazendo que fica a 24 km do centro de Bonito, com três opções de passeio: trilhas e cachoeiras, observação de aves e passeios a cavalo.

Fonte: https://www.h2oecoturismo.com.br/pt-br/servico/passeio-cachoeira-estancia-mimosa-bonito-ms

Nós optamos pelas cachoeiras e, junto com outras 6 pessoas, seguimos um guia local que ia nos dando informações interessantes sobre a fauna e flora da região. Passamos por um total de 8 cachoeiras (das quais 7 são específicas para o banho) e, mesmo sendo inverno (sim, julho é inverno, lembra?) entramos em todas elas!







O retorno da trilha é feita parcialmente por uma espécie de canoa e esse foi mais um dos momentos de encantamento do dia!



O almoço delicioso é oferecido pela Estância e já estava incluído no preço do passeio que nós contratamos.



Chegamos de volta ao hotel no final da tarde e, depois de um banho fomos dar uma volta na praça e tomamos um sorvete na "Tentação Sorvetes" que fica bem perto do Taboa Bar.
E depois, cama!!!


Dia 3 - 04/07/2016

Nesse dia nós acordamos um pouco mais tarde e pudemos tomar um café da manhã mais demorado!
Alugamos uma bike e fomos pedalando até o Balneário Municipal.
E vou ter que confessar que pra fazer isso tem que ter disposição! Tipo dançar o Créu!

Lá encontramos uma espécie de piscina natural onde alugamos um snorkel e ficamos nadando com os peixinhos.



O moço da tenda de snorkel nos deu um punhado de ração que usamos para atrair os peixes o que nos garantiu fotos e videos super legais!



Almoçamos em um dos restaurantes do Balneário mesmo e, depois de um breve momento de apreciação da natureza e recarga de energia, voltamos pedalando para o nosso hotel.


Lá, curtimos um cadinho da piscina do hotel (leia-se, eu fiquei brincando de tirar foto debaixo d'água, enquanto o Danilo dormia na espreguiçadeira) e depois nos arrumamos para ir ao Projeto Jiboia.




Andamos cerca de 7 quarteirões até o local. Lá vimos alguns tipos de cobras em seus respectivos "aquários" e em seguida assistimos a palestra do Henrique Naufal que explica algumas curiosidades a respeito das cobras e serpentes do Brasil, bem como sobre a relação dele com esses animais.
Ao final, todos os expectadores são convidados a segurar e tirar foto com uma jiboia.


Danilo a princípio estava com medo, mas depois ele quis ir la segurar a cobra do cara (badumtss).




Fechamos a noite com uma pizza marota na Zapi Zen, por indicação do próprio Henrique.


Dia 4 - 05/07/2016

Esse foi um dia de emoções no Parque Ecológico do Rio Formoso.

Como sempre, a van veio nos buscar no horário combinado e nos levou até o Parque, que fica a uns 7km do Centro. Lá o turista encontra algumas opções de lazer pagas (Cavalgada, Boia Cross, Trilhas, Flutuações e Mergulhos) e uma deliciosa opção gratuita: a Lagoa.
Na Lagoa do Parque é possível brincar na Tirolesa, no trampolim, no caiaque e stand up paddle.




Mas a nossa primeira parada foi o Boia Cross. Lá, sob a supervisão de uns 5 guias do parque, nós (um grupo de 9 pessoas) descemos o Rio Formoso em boias.



No início, o Danilo teve uma certa dificuldade!



Mas ele foi pegando o jeito...


Eu aprendi a lidar com a boia logo de cara e até cumpri o desafio de ficar em pé em cima dela.



Em um trecho da descida, a galera tinha que se segurar, porque, de acordo com os guias, a força da "cachoeira" puxaria o indivíduo para o fundo sem que ele tivesse forças para subir.
Momentos de tensão no caldeirão.
É nesse trecho que o pessoal mergulha, e é possível inclusive ver as bolhas dos cilindros de oxigênio na superfície.



Vale dizer que os apetrechos de segurança (capacete e colete) são obrigatórios e estão incluídos no valor do passeio.

Depois da aventura, almoçamos no parque (refeição a parte) e ficamos relaxando à beira da Lagoa.




No fim da tarde, a van nos buscou e, depois de um banho experimentamos carne de jacaré em uma pastelaria no centro da cidade, tomamos um sorvete na Tentação e depois fomos desmaiar no Hotel.


Dia 5 - 06/07/2016

Esse era o dia mais esperado pelo Danilo: Ir ao Recanto Ecológico do Rio da Prata.

E aqui eu tenho que explicar direitinho que o Recanto fica, na verdade, na cidade de Jardim, a mais de 50km de Bonito. Parece que alguns guias e agências da região ficam bastante incomodados porque a atração é vendida em agências de Bonito como se fosse lá.

Esse foi um dos dias que nós acordamos mais cedo: SEIS HORAS DA MANHÃ.

Ao chegar lá, recebemos a roupa de neoprene (importante para a flutuação) e fomos num daqueles jipes de turistas (tá, tem um nome, mas eu num to sabendo qual é) até o início da trilha para a Lagoa Misteriosa.



E sério, é um lugar EXTREMAMENTE MÁGICO!

Ao final da trilha, você desce uma escadaria e encontra uma lagoa azul no meio da mata verde. Só que num é azul normal. É um azul tão doido que faz você ficar meio idiota ao contemplá-lo!



A lagoa é extremamente profunda (220 m de profundida "explorada") e a visibilidade é de uns 25 a 30 metros da superfície.
E a melhor parte é que a água é quentinha (tava uns 26 graus quando fomos). O que é um alento para quem vai para Bonito no inverno (no dia estava fazendo uns 18 graus).




Em seguida, fomos fazer a flutuação no Rio da Prata. E eu quase morri de tanta emoção.
A água, além de quente, é TRANSPARENTE! Parece que você está em aquário!


Os peixes são lindos, bem coloridos e super acostumados com a presença das pessoas.
Calculo que ficamos 1h30min flutuando e admirando esse que, sem dúvida, é o MUST DO para quem viaja para a região.




Uma das coisas mais surreais é a nascente que fica, PASMEM, no fundo do rio!
Daí você vê a areia se mexendo em uma dança louca e fica que nem uma criança tentando mergulhar e alcançar a nascente que fica a uns 5 metros de profundidade, enquanto a roupa de neoprene fica  puxando para cima!



O almoço (incluído no pacote) foi simplesmente MARAVILHOSO! E depois ficamos relaxando e apreciando a natureza!

No final da tarde, a van veio nos levar de volta ao hotel. Nós obviamente demos uma volta e tomamos aquele sorvete nosso de cada dia nos dai hoje!

Dia 6 - 07/07/2016

Novamente, acordamos cedo a beça e fomos de van até o Eco Park Porto da Ilha que fica a uns 13 km do Centro.
Esse foi o dia mais frio da viagem. Chegamos às 7:30 no local e estava fazendo 10º graus!
Ficamos uns bons 30 minutos aguardando, no frio, a abertura do parque e, quando entramos, tivemos que nos despir e colocar as roupas de banho (eu fui malandrinha e meti um maiô!).

Nos organizaram em botes e descemos o Rio Formoso. A descida é tranquila. Algumas quedas mais emocionantes, mas nada muito assustador!


O que tornou o passeio animado foi a competição, iniciada em algum dos botes, de molhar, o máximo possível, o pessoal dos outros botes.

Usamos o que tínhamos: mão, remo, balde...sim, no bote tinha um balde!





E aí que no final eu tava roxa: de tanto rir e de frio, porque a água tava gelada paporra!

Nesse dia, um motorista particular veio nos buscar e nós fomos almoçar no Restaurante Casarão.

Aproveitamos a tarde para comprar as lembrancinhas de viagem e passear na praça, onde estava rolando uma espécie de feira do livro!

Dia 8 - 07/07/2016




Acordamos, tomamos café da manhã tranquilos, compramos mais uma ou outra besteira nas lojas de souvenirs e voltamos pro hotel para arrumar a mala e pegar a van da empresa Terra às 10h da manhã. Chegamos ao aeroporto de Campo Grande às 14h. O voo estava marcado para às 16h e, depois de longas horas (e uma escala em Campinas), nós chegamos de volta ao Rio de Janeiro.

--

E foi a partir daí que nossa vida de casados começou. Na verdade, mais ou menos, né? Porque nós moramos na casa dos pais deles ainda por um mês e meio até, finalmente nos mudarmos para o nosso Romero (sim, até o apartamento tem nome!

Mas isso eu conto em outro post, ne?

Um comentário:

  1. Muito legal a viagem.... o que achei interessante é que os passeios não são o absurdo que eu pensei, até que são em conta! Adorei o post! vê se não some!

    ResponderExcluir